terça-feira, 9 de novembro de 2010

Doenças relacionadas a fungos .

Onicomicose Onicomicose é o nome dado a uma infecção que acomete as unhas, causada por qualquer tipo de fungo. Essa infecção pode ser adquirida de várias formas, como pelo contato com o solo, com os animais e outras pessoas, e com alicates e tesouras que estejam contaminados. Os fungos mais frequentemente implicados são de um grupo chamado de dermatófitos, que se alimentam de queratina, a "matéria-prima" das unhas. A doença pode acometer qualquer unha, mas as do pé são as mais acometidas devido ao uso constante de tênis e sapatos, criando um ambiente úmido, escuro e aquecido, extremamente favorável ao desenvolvimento dos fungos. Uma ou várias unhas podem estar envolvidas, mas raramente todas estão doentes.
  Micose Ocular : São infecções causadas por uma variedade de fungos que normalmente se dão através de quatro mecanismos possíveis: a infecção superficial que produz conjuntivite, queratite ou obstrução lacrimal; por extensão de uma infecção de estruturas vizinhas - pele, seios paranasais, nasofaringe; introdução direta durante cirurgia ou trauma penetrante acidental e por meio das vias sangüínea ou linfática em pacientes com micoses subjacentes . 

 Doença de Jorge Lôbo A Doença de Jorge Lobo, causada pelo Paracoccidioides loboi, fungo com nomenclatura ainda em discussão, é uma micose localizada, crônica e polimorfa que surge predominantemente na Amazônia e nunca fora de região intertropical. A inoculação parece dar-se por meio de traumatismo. Ocorre em especial no homem lavrador.Manifesta-se por lesões queloidiformes ou, ainda, vegetantes, infiltrativas, úlceras gomosas, entre outras. São geralmente assimétricas e circunscritas a uma região. Os locais mais afetados são os pavilhões auriculares, membros inferiores e superiores. Quando acometidos, os gânglios mostram-se duros e sem flutuação. Em geral, o paciente mantém bom estado físico. Para diagnosticar a afecção, procede-se ao exame direto do material da lesão, que revela parasitas abundantes, bem como a histopatologia, que mostra histiócitos espumosos com riqueza de parasitas. Esses se evidenciam por serem fungos arredondados, com membrana de duplo contorno e reprodução por brotamento simples ou múltiplo. O Paracoccidioides loboi não cresce em cultura. 






15 comentários:

  1. Como evitar a Onicomicose, a mais conhecida como Micose da unha.
    Não ande descalço em pisos constantemente úmidos (lava pés, vestiários, saunas).
    Observe a pele e o pêlo de seus animais de estimação (cães e gatos). Qualquer alteração como descamação ou falhas no pêlo procure o veterinário.
    Evite mexer com a terra sem usar luvas.
    Use somente o seu material de manicure.
    Evite usar calçados fechados o máximo possível. Opte pelos mais largos e ventilados.
    Evite meias de tecido sintético, prefira as de alg.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da explicação que foi dada das doenças fico bastante direta e conclusiva dando detalhes sobre elas.

    ResponderExcluir
  3. gostei muito do blog, ficou bem explicado, aprendi e muito!

    ResponderExcluir
  4. Me chamou atenção essa parte das doenças;porque
    os diversos tipos de micoses que conhecemos são originadas por microfungos, atingindo os seres humanos com maior freqüência,o tratamento para este mal é complicado por tratar-se de uma forma de tratamento dificil,mas muitos medicamentos estão sendo desenvolvidos com o objetivo de livrar o ser humano desta companhia desagradável e prejudicial.

    ResponderExcluir
  5. Também devemos lembrar que essas Doenças causada pelos fungos Não afetão so o homem mais as próprias plantas e os animais.

    Cristian...

    ResponderExcluir
  6. o assunto citado a cima está muto bem desenvolvdo tive uma otima compreenção, parabens !

    ResponderExcluir
  7. Quanta doença em relação ao fungo não sabia que existia tanto assim, uma simples micose pode se tornar uma uma doença horrivel.Os parasitas vão entrando na pele e fazendo esse disastre...

    ResponderExcluir
  8. Gostei da explicação bem elaborada sobre as doenças causadas sobre os fungos.
    Muito bom!

    ResponderExcluir
  9. O blog ajudou muita gente a "descobrir" doenças causadas por fungos nas quais ninguém sabia que existiam ,achei muito interessante contudo..
    O blog está lindo ! :}

    ResponderExcluir
  10. conteudo muito interessante sobre os males causados pelos fungos...
    meus parabeens pelo blog

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Tudo aqui no blog, esta muito interessante ,descobri doenças que não sabia que era transmitida por certos fungos!
    O trabalho que nos foi solicitado ficou otimo!

    ResponderExcluir
  13. blog bem elaborado não sabia que as doenças ocasionadas por fungos fosse assim tão grave..

    ResponderExcluir
  14. ainda bem que nunca aconteceu com mingo

    ResponderExcluir
  15. Bom dia! Hoje é uma quarta feira ensolarada do outono mais frio dos últimos anos no sudeste, aqui em Ubatuba no litoral norte a temperatura chegou a 5° positivos.Estou aqui para reiterar o bom dia a todos em primeiro lugar e em segundo perguntar se ha ai no conjunto dos leitores algum dermatologista? Bem como procurar saber se: o mesmo teria condições de me ajudar? É que eu sofro de uma doença nas unhas, muito parecida com estas ai, todas às unhas foram atingidas às dos pés e às das mãos, sofro com este mal a mais ou menos dezoito anos, já tomei fluconazol e usei loceryl esmalte mas não obtive sucesso, gostaria de poder tomar e aplicar um esmalte, no entanto tenho um figado fraco por ter sofrido uma hepatite B quando era criança, geralmente os componentes destes remédios são hepatotóxicos e isto é um empecilho no tratamento de forma adequada, ou seja, com uso tópico e interno, se puder me ajudar de qualquer forma agradeço.

    ResponderExcluir