terça-feira, 9 de novembro de 2010

Grupo "C" ...A importância dos fungos para o homem e para o meio ambiente...

Os fungos, assim como as bactérias, desempenho papel de muita importância no processo de economia da natureza. Esses seres, na busca de seu alimento, decompõe o folhelho (Folhelho é o nome dado a uma rocha sedimentar) e as plantas mortas que revestem o solo das regiões florestadas, e degradam os restos de outros organismos. Nesse processo produzem anidrido carbônico (Anidridos são compostos resultantes da desidratação de ácidos.) que passa para a atmosfera, e diversas substâncias minerais, que, dissolvidas no solo pela chuva e umidade, constituem alimento para outras plantas.

Os fungos destroem, assim material que, de outra forma, iria acumular-se em quantidades incalculáveis. Eles são, portanto, os lixeiros da natureza.


Fora que são úteis para a natureza, os fungos são úteis para o homem. A penicilina que conhecemos e outros antibióticos são substâncias que os fungos produzem e têm a propriedade de destruir bactérias e outros microorganismos causadores de várias doenças graves.


Aki temos videos interessantes.




Também tem esse que é em homenagem a educação do Brasil. kkkkkkkk

15 comentários:

  1. Bem o inicio ta um boa idéia do que os vídeos vão falar mais a introdução ficou bastante explicativa dando uma noção de que os fungos são importantes para nos e para a natureza.

    ResponderExcluir
  2. Vlw tentei explicar junto ao grupo como é importante o trabalho dos fungos no meio ambiente.

    Cristian...

    ResponderExcluir
  3. Graças a Deus existem os fungos hein ? rs' se não fossem por eles a natureza estaria bem pior... e estariamos sem os antibióticos produzidos por eles, sem contar que tbm são produtores de vitaminas, proteínas... :*

    ResponderExcluir
  4. Bom o texto e os vídeos estão muito bons, eles dão uma idéia clara sobre a importância dos fungos, sua estrutura e sua reprodução.
    Muito legal,eu gostei!

    luiz..

    ResponderExcluir
  5. muito engraçado rsrsrs , acho que o apresentador tira muita onda com um assunto tão serio como esse, apesar de ter sido feito por um aluno do ensino médio , precisamos estudar mais para não passar por essas coisas rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  6. O 1° video explica a estrutura dos fungos, a importância para a natureza e alguns maleficios para o homem exemplo a micose, explica de qual reino ele pertençe , muito interessante a parte que fala da parte de dentro do cogumelo.

    ResponderExcluir
  7. Legal, achei muito importante ter ressaltado não só as consequencias ruins mas tambem as positivas...por ex. com relação aos antibióticos
    Sabiamente explicado

    ResponderExcluir
  8. os fungos são úteis para o homem...
    a reprodução dos fungos é complexa, refletindo as diferenças de modos de vida e da constituição genética existentes neste reino. Estima-se que um terço de todos os fungos pode reproduzir-se usando mais do que um modo de propagação; por exemplo, a reprodução pode ocorrer em dois estágios bem diferenciados no ciclo de vida de uma espécie, o teleomorfo e o anamorfo.

    meus parabeens

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Muito interessante as pesquisas e os videos, pois eles ficaram de forma clara e objetivas.Além disso é impotante saber que os fungos estão em muitas partes e são importantes para o homem e natureza pois ele, é ele é o "lixeiro da natureza" eles destroem a matéria que outro podia acumular em quantidades incalculaveis...

    Kérolin Gomes

    ResponderExcluir
  11. Que legal! os fungos são verdadeiros lixeiros...
    O que seria de nós sem eles, ja que existe tanta matéria orgânica que precisa se decompor ?
    XD Por: SUANE SOUZA

    ResponderExcluir
  12. Como decompositor da natureza os fungos tem o papel de quebrar os produtos orgânicos e reciclando carbono, nitrogênio e etc., com isso é indispensável ao solo e ao ar

    O assunto esta bem elaborado, com boas fotos e de fácil entendimento, e muito importante para qualquer informação, passar aos leitores confiabilidade por isso gostei.
    Maicon De Lima Carvalho

    ResponderExcluir
  13. Foi muito bom estudar sobre os fungos e através de pesquisas pude ver que atualmente são conhecidas mais de 70 mil espécies de fungos. Acredita-se que o maior ser vivo existente v na terra seja os fungos armiellarta ostoyal com a idade estimulada entre 400 e 1000 anos.
    Foi bom saber também que os fungos são de grande importância pois até então achava que não servia de forma positiva e através desse blog e pesquisar pude aprender que os fungos tem grande importância no papel de agentes decompositores,destruindo assim cadáveres e restos de plantas e animais.apesar de que existem alguns pontos negativos pois os fungos causam o apodrecimento de roupas objetos de couro,cercas,alimentos etc.
    É bom saber também que os fungos servem para elaborar antibióticos, substancias que matam bactérias. Dando uma lida no livro de biologia vol2 de José Mariano Amabis e Gilberto Rodrigues Matho me surpreende por saber que certos fungos são empregados na produção de queijos,sendo responsáveis por seu sabor característico.

    Acho que conseguir mostra o que entendi.
    xauzinho...beijos

    Ariana santos 2°3

    ResponderExcluir
  14. Foi muito intessante aprender sobre esse assunto,porque ajudou a mostrar os benefícios e a compreender melhor a importância dos fungos para o meio ambiante e seres vivos.

    Keise Barbosa...2°3

    ResponderExcluir
  15. os vídeos e o texto explicam muito bem o que e a importância dos fungos .. com um fácil entendimento

    ResponderExcluir