segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Caractéristicas gerais e diversidades dos fungos

O termo fungo, em sentido lato, designa os talófitos aclorofilados, isto é, as bactérias ou esquizomicófitas, os fungos mucosos, mixomicetes ou mixomicófitas e os fungos verdadeiros, eumicetes ou eumicófitas. A palavra cogumelo, embora por vezes empregada como sinônimo de fungo, se aplica mais comumente aos fungos verdadeiros ou, numa acepção ainda mais restrita, aos representantes comestíveis ou venenosos deste grupo. Como caracteres gerais, comuns aos três grupos, deve-se salientar que são organismos simples, isto é, com o corpo formado tão-somente de um talo uni ou pluricelular, e heterotróficos, ou seja, incapazes de criar a matéria orgânica a partir dos materiais inorgânicos. Dependem assim, para sua nutrição, direta ou indiretamente, de um modo geral, dos alimentos elaborados pelas plantas verdes.Quando o alimente é obtido pelo ataque a outro ser vivo, ocorre o chamado parasitismo; se retirado de restos animais ou vegetais, dá-se o saprofitismo. As formas parasitas são exigentes quanto à alimentação e meio ambiente, a maioria delas só se podendo multiplicar sobre determinados tipos de seres vivos. O grau de especificidade é, porém, muito variável. Alguns vivem em vários gêneros, outros num só gênero ou numa só espécie. Há ainda os que se desenvolvem apenas numa variedade ou mesmo numa raça de planta ou animal.


15 comentários:

  1. vimos um pouco da carctéristca geral e da diversidade dos fungos. o que quer dizer caractéristica?
    1° ele diz o que são os fungos
    2° mostra uma carctéristica de um fungo
    3° mostra os riscos de alguns fungos
    O que quer dizer diversidade?
    diferentes perfil de muitas algas,a estratégia de sobrevivência de acada fungo!

    ResponderExcluir
  2. Os fungos são encontrados no solo, na água, nos vegetais, em animais, no homem e em detritos em geral. O vento age como importante condutor espalhando seus propágulos e fragmentos de hifa.
    Ficou muito bom!!!

    ResponderExcluir
  3. Bem começo dizendo que fico bem elaborado e falto um pouco mais dizer o nome de alguns fungos para que sirvam porque você citou vários e explicou poucos mais mesmo assim esta bem elaborado.

    ResponderExcluir
  4. A galera é bom lembrar que os fungos apesar de muitas pessoas acharem que por ter Características fisicas semelhante as plantas ele não tem flores e Não fazem fotossíntese e se alimentam de material decomposto organico.

    Agora temos umas exceções Os liquens, por outro lado, podem até serem caracterizados como plantas pois são uma simbiose entre uma espécie de fungo e uma de alga.

    Cristian...

    ResponderExcluir
  5. Bom eu li e achei super interessante, dá pra explicar como sãoo os fungos e como eles vivem, o que muita gente como eu mesmo n sabia, rs

    ResponderExcluir
  6. Os fungos têm uma distribuição mundial, e desenvolvem-se numa grande variedade de habitats, incluindo ambientes extremos como desertos ou áreas com elevadas concentrações de sais

    ResponderExcluir
  7. Fungos: heróis e vilões
    Apesar de todo desenvolvimento da Ciência, ainda hoje, poucas
    pessoas se dão conta do quanto intimamente nossa vida está ligada com a
    dos fungos. Pode-se dizer que não passa um só dia sem que sejamos
    beneficiados ou prejudicados por estes seres vivos.

    ResponderExcluir
  8. Gostei de saber um pouco mais sobre os fungos andei pesquisando e vi que alguns fungos possuem características unicas pois algumas espécies como leveduras unicelulares que se reproduzem por gemulação ou por fissão binária.Os fungos dimórficos podem alterar entre uma fase de levedura e uma fase de hinfas,em função das condições ambientais.

    Foi muito bom poder participar desse projeto XAUZINHO...rsrsrsrs

    Ariana Santos...2°3

    ResponderExcluir
  9. Alguns fungos, em particular a podridão-branca, podem degradar inseticidas, herbicidas, pentaclorofenol, creosoto, alcatrão de hulha, e combustíveis pesados, transformando-os em dióxido de carbono, água, e elementos básicos

    ResponderExcluir
  10. Percebemos o quanto os fungos está relacionados as nossas vidas,quanto nas doenças e nos alimentos,nos passando de forma clara e objetiva, as suas características e os seus detalhes.Também podemos perceber os avanços das doenças com a existencia dos fungos.E dentre outros assuntos q me chamou bastante atenção.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. com base na leitura de fungos pude compreender suas caracteristicas,e que seu grau de especificidade é, muito variável, e podem ser encontrados em lugares diferentes.

    Ana Francielle 2º03

    ResponderExcluir
  13. Visto que vivemos rodeados de seres vivos de devesas espécies e características, e estes influenciam de maneira positiva ou não em nossas vidas, concluímos que é de suma importância conhecê-los para então sabermos nos comportar diante dos mesmos, evitando prejuízo mútuo, e aproveitando aquilo que nos traga benefícios.
    As pesquisas para a produção deste blog nos acrescentou importantes conhecimentos a respeito dos fungos; grupo de extrema importância em devesas áreas de nossas vidas.
    Nós do 2º 03, esperamos que você, caro leitor, através também deste blog, conheça de forma ampla a vida dos fungos na natureza.

    ResponderExcluir
  14. OBS PROFESSORA: ESTE COMENTARIO E DE LUCAS DE JESUS REIS, MAS POR ELE NAO TER ORKUT POSTOU PELO DE NATHÁLIA SANTOS RESSURREIÇÃO...
    LUCAS DISSE:
    Achei interressante o assunto pois, pude compreender como e onde os fungos vivem. Os fungos eram antigamente classificados no reino dos vegetais logo depois estudou-se melhor suas características e passou para o reino Animália porém com o avanço da tecnologia descobriu-se que os fungos eram mais complexos do que se imaginava e foi criada uma classificação única o reino Fungi.Agradeço a atenção, bons estudos .

    ResponderExcluir
  15. Os fungos não podem ser considerados plantas, pois como já foi citado, eles são seres aclorofilados (ao contrário das plantas), dentre outras caracteristicas que os diferenciam dos vegetais. Os liquens são associações entre algas e fungos, onde há uma associação tão perfeita que parece ter apenas uma espécie de ser vivo associado.

    ResponderExcluir